Presidente Comité Organizador Local

Sob o lema "um clube para todos", a Juventude Vidigalense tem procurado difundir a prática desportiva junto dos mais distintos grupos populacionais.

Acreditamos que o desporto é uma ferramenta privilegiada de desenvolvimento pessoal e social. Acreditamos que os ideais olímpicos são importantes valores para a vida, transversais a qualquer área de atividade. Acreditamos no poder do atletismo enquanto metáfora para a superação pessoal e colectiva.

É, por isso que, com orgulho e entusiasmo redobrados, agradecemos à European Athletics a oportunidade de acolher pelo quinto ano consecutivo esta Taça dos Clubes Campeões Europeus de Juniores - Grupo B. Temos uma equipa de trabalho experiente e motivada, bem como um conjunto sólido de parceiros institucionais que nos apoiam incondicionalmente. Procuraremos acolher-vos da melhor forma possível, certos da importância desta competição para a formação de cada um dos presentes.

Leiria espera-vos!

Tatiana Fernandes Pereira

Leiria

Leiria nasceu na colina do seu castelo, tendo o seu estabelecimento original dentro das muralhas e, mais tarde, crescendo encosta abaixo até às margens do rio Lis. Hoje é uma cidade moderna, com um espaço público reabilitado, que possui uma forma muito característica de vida urbana, tanto durante o dia como à noite. No centro histórico da cidade, centenas de pessoas de todas as idades reúnem-se para socializar, sendo este um palco privilegiado para brincar, conversar, ouvir música ou dançar.

O património construído tem o castelo como ex-libris e também integra um grande número de igrejas e edifícios Art Nouveau.

Leiria tem uma paisagem e um património ambiental muito ricos, com belezas naturais únicas, tais como o Pinhal de Leiria, o Vale do Lapedo, um lugar de importância arqueológica mundial desde a descoberta da sepultura da Criança do Lapedo, a Lagoa da Ervedeira, a Praia do Pedrógão e as Termas de Monte Real. Outra das grandes riquezas de Leiria é a sua gastronomia, dominada pelos aromas e sabores do mar que contrastam com os aromas e sabores típicos da serra, e que pode ser apreciada nos seus afamados restaurantes.

Visitar Leiria é fazer um passeio numa cidade fascinante, cheia de tesouros que lembram pessoas e lugares históricos, com uma paisagem dominada pela colina do Castelo, o local da sua origem. Visitar Leiria é apreciar a geometria de uma cidade caracterizada pelo percurso desde a colina do Castelo até às margens do rio Lis, passando pelas suas praças e ruas do século XIV, onde o passado e o presente coexistem.

Acabamos o dia saboreando as delícias dos bem conhecidos restaurantes de Marrazes e tirando o máximo partido dos diferentes lugares que criam a vibrante vida nocturna da cidade.

Durante a sua estada em Leiria, não perca a oportunidade de desfrutar do programa cultural da cidade fornecido, entre outros espaços, pela galeria de arte do Edifício Banco de Portugal e pelos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco.

Ao redor do município de Leiria, existem muitos outros que merecem a sua visita, tendo em conta as atracções turísticas que possuem, tais como os mosteiros da Batalha e Alcobaça, ambos eleitos pela UNESCO como Património Mundial, as praias de S. Pedro de Moel, Vieira de Leiria e Nazaré, a vila de Óbidos e o Santuário de Fátima, entre outros.

Fotos

Podium

HOST INSTITUTIONS

NATIONAL SERVICE PARTNERS